10 de junho de 2017

Tudo e todas as coisas - Nicola Yoon




Madeline é doente. Aos 18 anos, essa é a única verdade que possui em sua vida, a afirmação que regeu todos os seus atos. A Imunodeficiência Combinada Grave (IDCG), doença que lhe acompanha desde os seus seis meses de vida, é rara e causa consequências fatais, portanto, toda a sua existência tem sido trancada dentro de casa. Madeline não sabe o que é frequentar uma escola normal, passear, ou sequer conviver com outras pessoas. Suas únicas amigas são sua mãe, Pauline, e a enfermeira Carla, que acompanha seu dia a dia, passo a passo, para verificar como estão os níveis de saúde dentro de sua condição. Mas é quando os novos vizinhos aparecem que sente que, talvez, manter os resultados dos exames sempre em ordem seja mais difícil quando seu coração esta em jogo.
Oliver é um jovem bonito que porta uma fachada confiante e ao mesmo tempo misteriosa. O garoto viciado em Parkour logo se interessa pela vizinha que estranhamente, parece passar todos os dias dentro de casa. Quando descobre que o interesse é recíproco, arruma uma forma inusitada de começar uma iteração com a moça. 

Tudo e todas as coisas foi um daqueles livro que peguei sem nenhuma expectativa, mas que me surpreendeu de uma forma muito positiva. Nicola tem uma escrita leve e muito fluida, sendo possível saborear a história em poucas horas. Com um enredo aparentemente simples, viajei pelas páginas me divertindo e dando muitas risadas em diversos momentos.


A história é narrada em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Madeline, o que deixou a experiência de leitura ainda melhor, pois tornou possível uma maior imersão na vida da protagonista, saber o que ela sente e o que pensa sobre sua doença. Assim como foi lindo acompanhar o processo de amizade dos personagens principais, e a evolução desse sentimento.

"Amar é horrível e perder um amor é ainda pior."

O que deixa a narrativa ainda mais leve, é a inserção das trocas de mensagens feitas pelos protagonistas. Além disso, algumas imagens, como se fossem desenhos, representando coisas diversas, como por exemplo, passagens de avião ou cartões de crédito, foram colocadas ao longo do livro, dando a ideia de que lia algo escrito pela própria Maddy.

Não há muitos personagens envolvidos, até pelo tema da história, no entanto, mesmo em menor quantidade, todos me marcaram bastante de alguma forma, além de terem profundidade, não sendo apenas o que seus estereótipos nos revelam. A enfermeira Carla deu um toque ainda mais humano às cenas, com seu jeito alegre e sua forma de cuidar de Madeline. Sua presença foi marcante durante a leitura, e mesmo sentindo falta de um maior aprofundamento em sua personalidade, ainda quis citá-la aqui, pois de fato foi alguém que fez a diferença nas poucas participações que teve. Adoraria ter visto e conhecido um pouco mais da Carla.

Esse é um jovem adulto que mesmo parecendo trazer um romance clichê, pela premissa apresentada, é possível ver um diferencial em seu desenrolar. E como mencionei anteriormente, a sinopse nunca despertou meu interesse, e sequer cogitava lê-lo, pois não sou uma grande adepta dos romances, no entanto quando resolvi dar uma chance, após tantos comentários positivos, foi uma surpresa muito boa! Nicola Yoon deu um desfecho extremamente criativo para um início que, em minha opinião inicial, tinha tudo para ser apenas mais um romance adolescente.

Recomendo muito a leitura, lembrando ser um romance leve mas muito gostoso de se ler, e espero ansiosa pela adaptação cinematográfica que estreia ainda esse mês nas telonas brasileiras.

 
E vocês, já leram esse ou algum outro livro da autora? Contem como foi a experiência! 😉

10 comentários:

  1. Já ouvir falar bastante desse livro é tbm não tinha interesse rs,mas depois da tua resenha acho que vou dar uma chance sempre achei esse livro meio parecido com A culpa é das estrelas!
    aleituramagica.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, te entendo bem! Achava que ia ser "mais do mesmo", mas me enganei! Haha espero que dê uma chance, e também tenha uma boa experiência com ele! E venha me contar o que achou ;)

      Beijo!

      Excluir
  2. Estou doida para ler esse livro e nem sei porque ainda eu enrolo, o filme parece que vai ser perfeito também. Vou me programar para coloca-lo na lista.

    Parabéns pelo post, adorei <3

    Beijo da Jhenny

    http://sussurrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jhenny! Também enrolei muito para lê-lo, mas valeu a pena, foi muito gostoso!

      Beijo!

      Excluir
  3. Oiee, tudo bem? Eu também amei demais essa leitura <3 Comecei não esperando nada e fui positivamente surpreendida, tanto pela história magnífica quanto pela escrita da autora e sua construção de personagens. Já li outro livro dela, O Sol Também é Uma Estrela, e amei demais <3

    Ótima resenha!
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, depois da surpresa que foi ter lido e gostado tanto desse livro, quero muito ler O sol também é uma estrela. Já está na minha lista!

      Beijo! :D

      Excluir
  4. Oi Aline,

    Esse livro está na minha lista de leituras, e não vou ver o filme enquanto não ler ele logo, ou seja tenho que ler rápido kkkk. Não sei porque estou demorando.
    Amei a resenha.

    Beijos,
    Garota Perdida nos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fico feliz que tenha gostado da resenha! E sério, leia mesmo o livro, é uma delícia!

      Beijos!

      Excluir
  5. Eu já ouvi muitas pessoas falar sobre o livro! Ele ta na minha lista, pelo que você escreveu aqui aumentou mais a minha vontade!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que despertei ainda mais sua vontade, porque é um livro super gostoso de ler e que vale a pena!

      Beijos!

      Excluir