24 de julho de 2017

Semana do autor nacional: A Arma Escarlate

Oi, gente!

Na semana passada, passeando pela blogosfera, dei de cara com o Blog Livros e Ideias da Drica, e junto com ele veio o post maravilhoso (e que é a minha cara!) sobre o Dia Nacional do Escritor, que será amanhã, no dia 25 de julho! (No post ela conta direitinho como a comemoração surgiu. É só clicar aqui.)
A Drica sugeriu que, quem tivesse interesse, poderia se unir a ela e dedicar a semana para a divulgação da nossa literatura na atualidade, que é tão rica, mas muita gente ainda não descobriu. E é claro que eu não podia ficar de fora, né?! Segue então minha primeira indicação:


Esses são os dois primeiros livros da série A Arma Escarlate, que será composta de cinco livros e um spin-off. O primeiro exemplar, que recebe o nome da série, já foi resenhado no blog, e você pode conferir a resenha clicando aqui. (É um tanto antiga, mas assim que fizer uma releitura, trarei outra novinha)
Resumidamente, conta a história de escolas de bruxaria aqui no Brasil. Cada livro trará uma visão melhor de cada uma das cinco escolas brasileiras. Sim! A autora levou em consideração que nosso país é enorme, e uma única instituição não conseguiria comportar tantos alunos, logo, foram criadas cinco escolas, formando um pentagrama mágico, sendo uma em cada região. A escola do sudeste, foco do primeiro livro, é localizada no Rio de Janeiro, dentro do famoso Corcovado, e lá temos as mais maravilhosas demonstrações da cultura nacional, assim como os defeitos que infelizmente assolam o país, tudo isso em um universo mágico que foi muito bem construído pela Renata. A seguir, a sinopse:

O ano é 1997. Em meio a um intenso tiroteio, durante uma das épocas mais sangrentas da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, um menino de 13 anos descobre que é bruxo. Jurado de morte pelos chefes do tráfico, Hugo foge com apenas um objetivo em mente: aprender magia o suficiente para voltar e enfrentar o bandido que está ameaçando sua família. Neste processo de aprendizado, no entanto, ele pode acabar por descobrir o quanto de bandido há dentro dele mesmo.
E, superando minhas expectativas, o segundo livro foi ainda melhor que o primeiro! Mas sobre ele não falarei muita coisa, para evitar spoiler, só adianto que é aí que conhecemos o vilão da trama, e tudo fica ainda mais intenso e, como dito anteriormente, melhor!

Um adendo interessante: A autora, Renata Ventura, é muito simpática e super acessível, tanto pelo facebook (só procurar por Renata Ventura III e adicioná-la) quanto pessoalmente nos eventos que comparece (ela sempre está presente na bienal, para quem tem a oportunidade de ir), autografa os livros com o maior carinho e conversa sobre a trama como se seus leitores fossem melhores amigos. Além disso, a mesma é a criadora de um projeto muito incrível que surgiu de seu amor pela série de bruxaria da J. K. Rowling, que é o "Potter em Orfanatos", consiste em unir um grupo de pessoas, geralmente fãs, para ler e interpretar (se assim for combinado anteriormente no grupo) o primeiro livro da série, em orfanatos nas respectivas cidades integrantes.

Então é isso, fica a minha primeira recomendação dessa semana voltada para a literatura nacional. Quem quiser se juntar ao projeto, criado pela Drica, pode vir que ainda dá tempo!

Beijos, e até a próxima!

10 comentários:

  1. Desde sua resenha que coloquei os livros na minha lista de desejados. E esta iniciativa é muito legal, pois temos escritores maravilhosos e que merecem ser falado e suas histórias conhecidas.
    (Ameiii o formato do blog, está lindooo)

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!
      Ai que bom que bom que gostou desse novo formato e layout, tô bem feliz com ele também! <3
      E fico ainda mais animada em saber que já está com o livro entre seus desejados, porque a história é realmente muito boa!

      Beeijo!

      Excluir
  2. Olá, Aline!
    Eu conheci a Renata Ventura durante a Bienal do Livro de São Paulo, porém não me recordo o ano. Ela realmente é muito simpática e acessível.
    E os livros dela fazem muito sucesso entre a garota... o jornal o Globo certa vez publicou uma matéria,chamando o Hugo, protagonista da série da escritora brasileira, de Harry Potter do Dona Marta, fazendo alusão ao morro carioca. O máximo né?

    E que bom que você está empenhada em divulgar a literatura nacional. Também tenho a mesma ideia!

    alemdacapa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruno!
      Sim, realmente o máximo! Amo essa série, e estou esperando ansiosa pelo lançamento dos próximos livros.
      Que maravilha! Quanto mais gente engajada em divulgar nossa literatura, melhor!

      Obrigada pela visita!
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Aline!
    Muito legal esse projeto de literatura nacional e eu fiquei louca quando vi a resenha porque EU AMO ESSES LIVROS. Sério, são meus livros favoritos, a história é simplesmente maravilhosa. E a Renata é um amor <3 minha autora nacional favorita, sem dúvidas.
    Beijos, seguindo o blog! <3
    Páginas Empoeiradas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karina!
      Aaaah, fico muito feliz em saber que você já conhece e é fã, também amo essa série! E a Renata é mesmo um amor <3
      E obrigada pelo carinho, vou já conhecer seu blog também!

      Beijos

      Excluir
  4. AAAhhhhhhhh o que eu faço para ler todos os livros na minha listinha?

    Cada dia aumenta uns 20 livros kkkkk

    Adorei a sua resenha e esse livro parece bem interessante. Amo nacionais.

    Beijinhos

    Jhenny

    https://sussurrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha pois é, menina! Também tô precisando aprender!
      Que bom que gostou, espero que tenha a oportunidade de ler o livro!

      Beijos

      Excluir
  5. Oi Aline,

    Amei a indicação! Fiquei super curiosa por essa leitura, principalmente por se tratar de bruxinhos em nosso país <3
    Muito legal da parte da autora em criar um projeto se preocupando em levar arte e sorrisos aos orfanatos.
    Amei! Já quero ler!

    Bjus!!!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Leia mesmo, foi uma ótima experiência pra mim!
      E sim, a Renata é mesmo uma fofa, espero que possa conhecer o trabalho dela! <3

      Beeijos!

      Excluir