2 de fevereiro de 2016

Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo - Benjamin Alire Sáenz

12628089_1555328764782198_33992471_n

“- Posso ensinar você a nadar.”
E assim uma história de sonhos e descobertas sobre o mundo adulto se inicia. Duas personalidades distintas buscando um mesmo fim: a descoberta dos segredos do universo.
Aposto que às vezes é possível desvendar todos os mistérios do Universo na mão de uma pessoa.

O início é singelo e pode parecer comum, mas quando viramos as páginas percebemos que a intenção de Benjamin ao nos apresentar seus dois maravilhosos personagens, é muito maior do que simplesmente escrever um livro para os jovens. De forma suave, com capítulos curtos e bem escritos, somos guiados para o nosso próprio universo, porém na visão de uma dupla de jovens tão diferentes e tão parecidos ao mesmo tempo.
Dante mostra-se um rapaz decidido que mesmo ante a ânsia de descobrir o que o mundo lhe reserva, sabe o que quer. Enquanto Aristóteles vive à sombra de um irmão que mais lhe parece uma lembrança distante, e de suas próprias inseguranças. Ari, como gosta de ser chamado, tem de lidar com as barreiras que seus pais construíram envolta de determinadas memórias, e sua construção social. O encontro de tais personalidades traz questionamentos atuais e dúvidas pertinentes a inúmeros jovens.
Narrado com singeleza e pelo ponto de vista de Aristóteles, temos contato com seus medos, suas inseguranças e vemos a transformação que o personagem sofre ao longo da história. A evolução em seus sentimentos e em sua forma de pensar, é nítida a cada linha, e em certos momentos sentia-me dentro da história.
Outro segredo do Universo: às vezes, a dor era como uma tempestade que vinha do nada. A mais clara manhã de verão podia acabar em temporal. Podia acabar em raios e trovões.

As cenas são bem descritas e os personagens bem criados. O foco é mantido em nossos dois protagonistas, mas alguns dos coadjuvantes também me marcaram, mesmo que não aparecessem com a mesma frequência. Os dilemas familiares, as fases da vida pela quais todos passamos, e a leveza com que tudo isso é abordado, torna o livro ainda mais único. A cada capítulo é possível fazer descobertas junto com Ari e Dante, e não há pontas soltas no enredo. A escrita de Sáenz é extremamente prazerosa e é difícil deixar o livro de lado até que acabe.
Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo, é com certeza um dos livros mais sensíveis que já li. A intensidade das cenas vividas é arrebatadora e cativante. Recomendo muito a obra, e espero que vocês se deliciem nela tanto quanto eu.

Avaliação: ★★★★★


E aí, já leu? Ficou com vontade? Deixe aí nos comentários sua opinião!
Livro no skoob.

Kisoj e até a próxima!
Aline :D




Esse livro foi uma escolha para o projeto de Leitura Coletiva, organizado pelo Instagram literário Olhar Literário.

2 comentários:

  1. Oi, Aline!!
    Sempre tive vontade de ler esse livro e sua resenha só amentou minha curiosidade!! Espero conseguir realizar a leitura em breve.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  2. Também espero que consiga, porque é um livro maravilho0so! *-*

    Beijo!

    ResponderExcluir