30 de maio de 2017

Juntando os pedaços - Jennifer Niven

Juntando os pedaços

Jack Masselin vive sua vida o mais próximo dos padrões de normalidade possível, mas há algo que o persegue desde que se lembra de existir. Prosopagnosia. Jack não é capaz de memorizar rostos. Ele enxerga olhos, nariz, boca..., mas não consegue juntá-los para reconhecer ou lembrar de alguém, nem mesmo aqueles com quem convive. E esconder essa sua condição em um lugar onde todos pensam conhecê-lo tão bem, tem sido cada vez mais difícil, tanto para si mesmo quanto no convívio social.

Libby é apenas mais uma jovem residente dos Estados Unidos da América, que só deseja voltar a ter uma vida normal. Após ficar anos trancada em casa, tendo como companhia seu pai e um gato de nome George, com o adendo de ter sido apelidada pela mídia como A garota mais gorda dos EUA, a jovem quer voltar à ativa e se sentir parte integrante da sociedade. Mas é ao entrar no colégio Martin Van Buren que relembra o quanto as pessoas podem ser cruéis quando se está fora dos padrões de beleza.

Juntando os pedaços é um livro, acima de tudo, sensível. Fala de amor próprio, bullying, adolescência... dentre outros tantos temas importantes, de forma delicada e jovial. Com narração em primeira pessoa, intercalando visões de Jack e Libby, a autora traz uma história bem feita e repleta de ensinamentos para levar por toda a vida.

"Por mais que seja assustador corres atrás dos sonhos, é mais assustador ainda ficar parado."

Libby tem que lidar todos os dias com a dor da perda de sua mãe, e o medo de que sua vida também tenha um fim breve. Sendo assim, tudo que ela não precisa é voltar a sofrer bullying na nova escola, por causa de seu peso. Já Jack é popular e sabe o que está fazendo na maior parte do tempo, calculando cada um de seus movimentos para que aparente ser sempre o mais normal possível. E é com base nesses cálculos que decide mandar uma carta à garota nova, contando sobre sua doença e pedindo-lhe desculpas antecipadamente pelo que está prestes a fazer com ela.

A junção desses dois personagens dá origem a um dos melhores livros da categoria Jovem adulto que li recentemente. A profundidade de suas personalidades, assim como a forma real com que são descritos, é de uma sensibilidade incrível. A protagonista é forte, decidida e mesmo tão jovem, sabe o que quer e onde quer chegar. Sua segurança em meio as vivências negativas é louvável e chegou a me emocionar em diversos momentos.

Além da escrita leve e fluida, características de Jennifer Niven, há ainda listas feitas pelos protagonistas, que aparecem ao final de alguns capítulos. É um detalhe aparentemente simples, mas que traz uma proximidade ainda maior com cada personagem, fazendo com que se tenha um reconhecimento único com as situações vivenciadas no decorrer da história.

"Isso é o que eu sei sobre perda:

- Não melhora, você só se acostuma com ela (de algum jeito).
- Você nunca deixa de sentir falta das pessoas que se vão.
- Para uma coisa que não está mais ali, pesa uma tonelada."

Niven escreveu um livro para ser saboreado letra após letra. Uma história que me deixou encantada, além de ter sido uma experiência profundamente tocante. Com certeza recomendo a todos aqueles que desejam mergulhar em uma narrativa jovem, delicada e única na forma de abordar assuntos tão importantes.

★★★★★


Livro no skoob.

2 comentários:

  1. Jennifer Niven???? Adoooro! Em primeiro lugar quero dizer que simplesmente me apaixonei pelo seu blog!!!! Em segundo quero dizer que sua resenha ficou muito amorzinho. Eu adoro esse livro e é o tipo de história que eu vou reler durante a vida.
    Beijinhos!!!
    Se quiser visitar meu canal, vou ficar feliz. Fiz um vídeo mostrando um presente que uma escritora americana mandou pra mim e falei um pouco sobre a falta de diversidade nos livros brasileiros.
    https://www.youtube.com/watch?v=PJ6tLUdS8Jo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jennifer Niven é realmente incrível! Quero ler até a lista de compras dela! haha
      Obrigaada pelo carinho! Fico feliz que tenha gostado! <3
      E pode deixar que, com certeza, verei seu canal! O tema desse video me interessa e muito!

      Beijo! :D

      Excluir