16 de junho de 2017

Uma curva no tempo - Dani Atkins


Rachel e seus amigos vão a um restaurante como forma de despedida, já que em pouco tempo o grupo terá que se desfazer para que cada um siga seu rumo em faculdades distintas. Mas uma reunião informal e despretensiosa vira uma grande tragédia quando um carro desgovernado colide com o restaurante ferindo os jovens clientes. Cinco anos depois, suas vidas mudaram completamente, Rachel agora mora sozinha em um pequeno apartamento em Londres, sentindo-se culpada pela fatalidade de anos atrás, quando perdeu seu melhor amigo. Sua vida está em pedaços e a única coisa que a faria voltar a ser feliz, seria se tudo aquilo nunca tivesse acontecido.

Mais uma vez peguei um livro sem nenhuma expectativa, acreditando estar dando início a mais um romance, principalmente quando me deparei com os dilemas dos jovens logo nas primeiras páginas. Mas eis que me deparo com uma grande reviravolta após o acidente que inicia o livro. Talvez a segunda chance de Rachel seja mesmo possível.

O enredo corre em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Rachel, nossa protagonista. Sendo assim é muito prazeroso entrar em contato com a vida da jovem e notar que a confusão criada pela autora não acontece apenas com o leitor, mas com a personagem em si. Não só pela identificação mas pela veracidade dos fatos dentro da narrativa. Dani Atkins criou uma história diferente do convencional, adicionando um evento que, em partes não entendemos, mas pelo qual adoraríamos passar.

A leitura é permeada pelo mistério do que de fato está acontecendo na vida da protagonista, o que deixou tudo mais dinâmico e me fez correr com a leitura para saber o que acontecia. A escrita da Dani também ajudou nesse quesito por ser sempre leve e muito fluida, fazendo com que a angústia de não entender o que a protagonista estava passando, fosse aliviada pela leveza com que os fatos foram escritos. E mesmo as partes mais pesadas, que poderiam ter causado desconforto, não foram, de maneira nenhuma, descritas para incomodar.

Sua criação de personagens é boa, mas senti que por vezes era tudo muito estereotipado, onde ficava claro a personalidade de alguém, apenas por sua descrição física, talvez se eles fossem mais aprofundados teríamos ainda mais riqueza na narrativa. No entanto a história não deixou a desejar, contendo elementos inesperados, que fizeram toda a diferença durante a leitura.


"Não existe garantia de nada na vida, Rachel. Acidentes e doenças acontecem, não podemos fazer nada em relação a isso. [...] Mas não podemos deixar isso reger nossa vida." 

Uma curva no tempo é um daqueles livros que a gente finaliza com a sensação de que a escritora sabia o que queria do início ao fim e soube desenrolar o enredo de forma original e instigante. Por diversas vezes, Dani deixou um ar de mistério pairando sobre os fatos e foi muito bem sucedida se seu intento era deixar o leitor curioso até o desfecho. 

A história em si tem muito o que nos ensinar, tornando-o um romance que vale a pena ser lido por diversos tipos de leitores, não só aqueles adeptos de narrativas mais açucaradas, já que a autora dosou de forma maravilhosa a quantidade de romance dentro do mistério que rondava a história. Recomendo!

4 comentários:

  1. Oii, Aline! Tudo bem? Gostei muito da sua resenha. Eu não li esse livro ainda, mas já li uma obra da autora (A História de Nós Dois) e ameeei demais, tanto a trama em si como a escrita da autora. Achei a construção de personagens muito boa, então ela pode ter amadurecido sua escrita. Uma Curva no Tempo está nos meus desejados há um bom tempo e espero ter a oportunidade de lê-lo em breve <3
    Ah, assim como esse A História de Nós Dois também se inicia com um acidente que muda a vida da protagonista :)

    Beijos!!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gaby!
      Ah que bom saber disso, porque foi a única coisa que não me agradou muito no livro. Com certeza darei mais chances a outros livros da autora!
      Espero que leia e goste! ;)

      Beijos!

      Excluir
  2. Olá Aline, que interessante esse livro, vou até colocá-lo na minha lista de livros para comprar. Adorei tanto a sinopse quanto a sua resenha. beijinhos.

    sinopsedoslivrosjenni.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Espero que leia e também se apaixone pela história, porque eu realmente adorei!

      Beijos! ;)

      Excluir