1 de setembro de 2015

A Arma Escarlate - Renata Ventura

IMG_20150901_103741403_HDR

Rio de Janeiro, 1997. Hugo tem apenas 13 anos, mas vivencia a realidade de muitos adolescentes brasileiros, e em mais uma noite de violência em sua cidade natal, nosso protagonista se encontra em meio a um tiroteio, quando recebe uma misteriosa carta endereçada a ele. O remetente? A ilustríssima diretora de uma escola de magia.
A princípio tudo parece uma grande piada, mas há algo de verídico na carta, e é nessa ponta de veracidade que Hugo coloca suas esperanças no intuito de deixar pra trás a vida infernal que tem vivido. Mais do que seguir em frente, nosso bruxinho busca vingança por todas as maldades que o chefe do morro já o fez passar.
É então que o universo literalmente mágico de Renata Ventura nos é apresentado pela primeira vez. Hugo Escarlate começa a ser inserido no mundo bruxo e juntos somos levados a uma viagem sem precedentes.
Mui respeitosamente, venho convidá-lo a se unir ao corpo discente da excelentíssima escola de bruxaria Notre Dame do Korkovado. [...]

O livro é dividido em duas partes. Na primeira temos a apresentação do enredo, assim como as primeiras impressões do universo mágico de Renata Ventura. As descrições são bem feitas, e os personagens muito bem criados. A representatividade no livro é maravilhosa, vemos personagens reais de uma forma tão pouco mostrada em nossa literatura, e falo não só do emocional, mas das características físicas também. Quantas vezes você pegou um livro e viu inúmeros personagens que não tinham fisicamente nada a ver com você, ou com as pessoas a sua volta? Isso, definitivamente, não acontece em A Arma Escarlate. Além de tudo isso, vemos muito de nossa realidade mesmo em um contexto fantasioso. A autora coloca muito mais do que sonhos nessas quase 485 páginas, Renata trata de problemas que vemos e vivemos todos os dias. Não pegue esse livro esperando que haja qualquer tentativa de “tapar o sol com a peneira”, o Brasil é mostrado como ele realmente é. Com suas belezas naturais, seu potencial, mas também com seus defeitos, seu descaso.
Um fato que gostaria de ressaltar para exemplificar melhor o que mencionei acima, é que somos apresentados não só a uma, mas cinco escolas brasileiras de magia. O Brasil é imenso! Renata não esquece esse detalhe em momento algum, e nos presenteia com uma instituição em cada região do país! Nesse primeiro livro o foco principal é a escola localizada no Rio de Janeiro, correspondente a região Sudeste. Vemos os quatro estados que a compõem sendo muito bem retratados em personagens divertidos e cheios de personalidade.

A segunda parte começa e peço que peguem lencinhos, e tenham muita coragem! É a partir daí que temos mais um grande exemplo de história. Mesmo que nossos protagonistas sejam tão jovens, Renata não se abstém de mostrar mais uma realidade do nosso país. É triste, cruel, e posso dizer que desumano também, mas mais uma vez, a intenção não é fingir que não acontece. O clima aqui fica mais pesado, mas tratado de forma tão real e tão sensível, que não é possível largar o livro até que o desfecho apareça.

Quando iniciei a leitura, achei que muitas semelhanças com o universo de Harry Potter seriam inevitáveis, mas definitivamente, não foram. O livro da Renata criou vassouras próprias que alçaram voo distante das de J. K. Rowling. Ambos os livros são maravilhosos (sou muito fã do bruxinho britânico), mas cada um em suas peculiaridades. E garanto a vocês, em minha singela opinião, que não podíamos ter encontrado autora nacional melhor para fazer os nossos sonhos de receber uma carta mágica se tornarem mais próximos da realidade. o_/

Avaliação: ★★★★★


Livro no skoob.
Kisoj e até a próxima!

Aline :D

2 comentários:

  1. Oiii, Aline Lindaaa!

    Que livro é esse? Achei maravilhoso. Como assim ,eu não conhecia. Estou aqui embasbacada que tem um livro com este universo incrível e eu perdendo. Vou correndo adicionar no skoob para não esquecer. Adorei a resenha e a dica. Beijoooooo!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Anaa! *-*
    Menina, faço a mesma pergunta, como assim você não conhecia?? Esse livro é genial! Cê precisa ler urgentemente! haha

    Obrigada pelo carinho, beeijo :*

    ResponderExcluir