29 de fevereiro de 2016

Escuridão total sem estrelas - Stephen King

IMG_20160229_170828659 (2)

Os defeitos humanos em suas formas mais perversas.
Falar de Stephen King é difícil, seus livros tem me cativado gradativamente, e a cada mês quero ler algo mais sobre ele. O livro da vez é composto por quatro contos e foi lançado no ano de 2015 pela editora Suma das letras. Com quase 400 páginas, Escuridão total sem estrelas traz emoções humanas, tratadas de uma maneira que assusta, mas ainda real.

1922
Ambição. O conto começa com uma carta de confissão de Wilfred James. O crime? Assassinato da esposa. Além disso carrega consigo a culpa de ter levado o filho a ajuda-lo em tal feito. Persuadindo e jogando com seus maiores medo, Wilfred faz com que Hank se volte contra a própria mãe e ajude a assassiná-la.
O enredo dessa primeira história gira entorno dos fatos que antecedem e o que aconteceu depois da morte de Arlette James. Stephen é minucioso em seus detalhes, e o conto de pouco mais de 140 páginas, é o meu preferido dentre os quatro. Com um final surpreendente e ao mesmo tempo perturbador, 1922 mostra do que o ser humano é capaz pelo poder aquisitivo.

Gigante do volante
Até onde você iria por vingança? Tess é uma autora de livros de mistério, e com frequência dá palestras em livrarias e faz noites de autógrafos para seus fãs mais dedicados. Em um desses típicos dias de viagens automotivas para ir e voltar de seus compromissos, Tess é abordada por um misterioso homem, e estuprada, sendo deixada à própria sorte para morrer em um córrego qualquer. Mas talvez aquele não fosse “seu dia” e a autora sobrevive e une forças para voltar para casa. Agora ela tem uma ideia de quem fez isso, e sabe que pode ir a fundo para conseguir sua vingança. Tess elabora um plano, e segue à risca suas próprias coordenadas para chegar não só em seu algoz, mas todos os que estiveram envolvidos.
As 116 páginas que compõem o conto, fazem dele uma narrativa rápida, mas com cenas detalhadas, e com um forte peso emocional. Gigante do volante é uma história de um lado humano que todos têm, mas está escondido em algum lugar dentro de cada um.

Extensão justa
A inveja é mesmo capaz de destruir a vida de alguém? Dave Streeter tem uma vida conturbada, e recentemente descobriu um câncer em estado avançado. As coisas vão de mal a pior, e tudo que ele quer é se livrar desse carma. Mas será que ele faria realmente tudo para conseguir o que quer? Em uma saída de carro, passando por uma rodovia, Dave se depara com uma barraca armada, e um homem sentado em uma cadeira simples, assistindo a uma TV portátil. Vendo a placa a sua frente “EXTENSÃO JUSTA. PREÇO JUSTO.”, algo lhe atiça a curiosidade e ele segue até o homem. Uma conversa estranha tem início, e uma proposta é feita. O preço não é tão justo quanto soa, mas embriago pela possibilidade de ver sua vida mudar, Streeter não tem muita dificuldade em fazer um acordo sombrio, mesmo que para isso tenha que usar um velho conhecido, que Dave julga ser mais abastado.
Extensão justa é o conto mais curto do livro, mas repleto do mistério sombrio que é característico do autor. O enredo flui de forma rápida, e sentimos a força da narrativa de King em cada página virada. Somos levados a questionar a capacidade humana de sentir um nível doentio de inveja.

Um bom casamento
Um casamento que já dura vinte anos parece caminhar muito próximo da perfeição, mas não é o que a caixa encontrada por Darcy Anderson diz. Em mais um dia normal de sua vida, o qual seu marido está viajando, Darcy vai até a garagem, e encontra o temido destino de seu relacionamento perfeito com o cônjuge.
O último conto mostra o dilema de uma mulher que acaba de descobrir um lado sombrio do homem que conviveu por anos com ela. Não é um segredo simples, não é uma traição, envolve a maldade em sua forma mais perturbadora e sem escrúpulos. Bob não é quem ela pensou que fosse.
O que você faria se estivesse nessa situação? Caberia a você escolher a sentença? Se sim, qual seria seu veredito? As respostas variam, e Stephen traz um ótimo desfecho não só a essa história, mas ao livro de uma forma geral.

Escuridão total sem estrelas foi o primeiro contato que tive com Stephen King, e recomendo muito caso esteja querendo começar a ler livros dele, e não sabe por onde iniciar a experiência. Devo dizer que me apaixonei pela escrita maravilhosa de King, e não tive do que reclamar nessa obra incrível.

Avaliação: ★★★★★


Livro no skoob.


Kisoj e até a próxima!
Aline :D

2 comentários:

  1. Esse livro é muuuitooo bom. Tbm me fez querer ler todos os livros do King. Desse quatro contos, é difícil escolher, mas o primeiro é o último foram os que mais gostei, realmente conseguiram abalar meu psicológico kkkkk

    Bjuss!


    https://colecionandohistoria.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Realmente esses dois foram os que mais gostei *-*

    ResponderExcluir