18 de março de 2016

Os doze guardiões da luz - Luiz Henrique Batista

doze guardiões

Festival de primavera e há uma aparente paz em Gaia, é o início de mais um ano da Era dos Reis. Após um longo período de escuridão, a luz parece estar no auge de sua força. Mas talvez os doze guardiões estejam passando apenas por uma calmaria, e o inimigo está muito mais perto do que se imagina.

Os doze guardiões da luz traz para a ficção, os signos do zodíaco encarnados em deuses vivendo no mundo fantástico de Gaia. Com narrativa em terceira pessoa, e – nesse primeiro livro – um foco mais específico em Áries, o livro narra a jornada dos doze deuses depois que a escuridão fora dizimada desse mundo.
Durante uma tradicional festa de primavera, há o reencontro de grande parte dos guardiões. As comemorações seguem naturalmente, e há pouca preocupação com a segurança dos habitantes. Quem haveria de se intimidar tendo os maiores guardiões à vista?
Eis que durante o evento algo extremamente inesperado acontece; o terceiro guardião, Gêmeos, é encontrado ferido e seu estado é grave. Mas quem se atreveria a afrontar um deus? Quem teria capacidade e força para tal façanha? Talvez a resposta seja mais simples do que se imagina, porém mais macabra do que desejam descobrir. O ataque representa muito mais que uma afronta, já que a existência dos guardiões mantém de pé a barreira que afasta a escuridão do universo de Gaia.
Doze estrelas caíram em diferentes partes do mundo, dissipando a Escuridão. Corrompidos em corpo e espírito, os gigantes recuaram em massa rumo ao leste, para além da neblina. Os que permaneceram, descobriram que as estrelas vindas do céu tornaram-se homens e mulheres que lutariam por liberdade e justiça. Eram os Doze Guardiões da Luz, guerreiros imortais que trouxeram esperança aos povos oprimidos, dando fim à Era dos Gigantes e início à Era dos Reis.

Com detalhadas cenas de ação, o livro é uma fantasia maravilhosa, que mistura outros gêneros literários. Temos romance em um nível balanceado que traz harmonia à trama intensa, enquanto os momentos de mais movimentação são muito bem escritos pelo Luiz Henrique.

Todo o cenário em que a história é passada é também muito bem explicado, o enredo não tem falhas, e esse universo criado pelo autor, assim como seus personagens, são completos e esmiuçados para que não haja dúvidas, como por exemplo, das Eras sob as quais Gaia já esteve.

Os personagens foram muito bem criados e me identifiquei bastante com a guardiã do meu signo, apesar de ter me encantado pela personalidade da Aquário, que se tornou uma de minhas personagens preferidas (e quando descobri que foi inspirada na Joana D’Arc, fiquei ainda mais apaixonada, rs.). A premissa do livro já havia me instigado, mas depois de ler tive mais certeza que o autor não apenas cumpre o que promete mas supera expectativas também.
[...] guerras não são travadas por um bem maior. Um lado subjuga o outro para assegurar a própria sobrevivência, e apenas isso. O sangue do inimigo em vez do seu. Matar ou ser morto. Devorar ou ser devorado. Essa é a única lei que rege a todos os seres vivos!

O livro tem uma pegada medieval, com cavalheiros e tudo que esse universo nos dá direito. Se você gosta de histórias assim, é bem possível que se apaixone pelo enredo tanto quanto eu. E mais um dos pontos fortes é a inserção da amizade como um valor sempre presente na trama.
Recomendo a leitura por diversos motivos; esse é mais um daqueles livros que você quer ler, e ter com quem confabular teorias sobre sua continuação. Então se você já leu, ou ficou interessado, deixe aí nos comentários!

Avaliação: ★★★★★


Kisoj e até a próxima!
Aline :D




Página do livro no skoob, e no facebook (onde você pode adquirir um exemplar autografado e com marcador, direto com o autor).

2 comentários:

  1. Fiquei muito curiosa para ler esse livro, parece exatamente o tipo que eu amo!
    Ótima resenha flor
    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Leia sim, é maravilhoso! Um dos meus preferidos :3
    Que bom que gostou!

    Beeijo, e obrigada pela visita! <3

    ResponderExcluir